Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1








Óleo de Coco ajuda a Emagrecer?
Óleo de Coco ajuda a Emagrecer?

 

O óleo de côco, que já foi considerado um vilão para a saúde por ser rico em gorduras saturadas e que teoricamente seria prejudicial principalmente para o coração, recentemente entrou para a lista dos alimentos mais procurados em lojas de produtos naturais. Isso devido a pesquisas recentes que mostram que o óleo de côco pode não ser tão nocivo assim e inclusive pode trazer diversos benefícios à saúde, entre eles, um alimento que seria um dos mais eficazes para a perda de peso.

Os adeptos do veganismo - aqueles que evitam qualquer produto de origem animal - também encontraram no óleo de côco o substituto ideal para a manteiga na hora de preparar bolos e sobremesas. Os veganos também ajudaram a aumentar a popularidade do óleo de côco, principalmente nos Estados Unidos, onde o número de veganos vem aumentando consideravelmente

Mas ajuda a emagrecer?

Pesquisas que confirmam as propriedades benéficas do óleo de côco para a saúde e também para o emagrecimento são poucas. Entre elas, em um estudo feito por pesquisadores brasileiros na Universidade Federal de Alagoas foi observado que o óleo de côco pode auxiliar na diminuição da circunferência abdominal, ou seja, a barriguinha. No mesmo estudo, mulheres que consumiram óleo de côco durante 12 semanas, apresentaram maiores níveis de HDL, o colesterol considerado "bom" e menores níveis de LDL, o colesterol "ruim", comparado com mulheres que consumiram óleo de soja durante o mesmo período.

Outros estudos feito com ratos também apontaram que o óleo de côco pode diminuir os níveis de colesterol e promover a perda de gordura corporal.

O problema desses estudos é que apesar de serem observados resultados positivos, não foi determinado o mecanismo que faz com que o óleo de côco promova tais benefícios.

Consenso

O consenso entre os profissionais de saúde e nutrição é que o óleo de côco pode ser usado como substituto de outros tipos de gordura saturada, como aqueles de origem animal como a manteiga e a banha. Consumido de maneira moderada, não faz mal à saúde.

De fato, diversas culturas utilizam o óleo de côco na cozinha há vários séculos e não é constatado nenhum tipo de anormalidade em problemas do coração entre seus povos. Filipinas, Sri Lanka e Indonésia são exemplos de culturas que já vem utilizando o óleo de côco diariamente na preparação de seus pratos típicos desde longa data.

Vale lembrar também que, se for consumir o óleo de côco, o recomendado sempre é a versão extra virgem, aquele em que o óleo foi obtido sem processos químicos e de hidrogenação, que pode resultar em um óleo contendo as vilãs da vez, as gorduras trans.

Confira a seguir uma receita que você pode fazer em casa, usando o óleo de côco no lugar da manteiga:

Maçã Crocante - Apple Crisp

Ingredientes

  • 4 maçãs verdes, ou também pode ser as maçãs do tipo Fuji
  • açúcar mascavo
  • essência de baunilha
  • canela em pó
  • limão, de preferência o siciliano
  • óleo de côco
  • farinha
  • aveia em flocos

Modo de Preparo

  • Preaqueça o forno a 200 graus
  • Corte as maçãs em cubinhos. Se desejar, pode descascá-las.
  • Em uma tigela, misture as maçãs cortadas, meia xícara de açúcar mascavo, 2 colheres de chá de essência de baunilha, 3 colheres de chá de canela(ou à gosto) e uma colher de sopa de suco de limão.
  • Unte uma forma refratária com óleo de côco e espalhe a mistura da maçã na forma.
  • Em outra tigela misture 1/4 de xícara de óleo de côco, 1/3 de xícara de açúcar mascavo, 1/2 xícara de farinha de trigo, e meia xícara de flocos de aveia. Misture levemente e espalhe por cima das maçãs.
  • Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até que a cobertura esteja dourada e as maças borbulhand